quinta-feira, 17 de maio de 2012

Segurança Informática

Nas últimas aulas de intalação , manutenção e utilização de redes informáticas falamos sobre segurança informática.
Aqui aprendemos como manter o nosso computador protegido de vírus e hackers. Na mesma sequência, também vimos um filme sobre hacker. Com ele percebemos como um hacker atua e como facilmente entra num computador. Foi igualmente importante para perceber a distinçao entre dois conceitos: hacker e cracker. Enquanto o hacker mostra apenas o seu conhecimento na manipulação de computadores ou redes, o cracker utiliza-o para roubar informações ou até mesmo dinheiro.
Para sistematizar os conteudos, realizamos um trabalho sobre o tema e focamos aos seguintes tópicos:
Como proteger uma rede informática e como a quebrar;
Características de um hacker e de um cracker;
Boas e más práticas de segurança;
Quebras de segurança e características de um sistema seguro.
Este trabalho foi importante porque aprendemos que nenhum computador , ou nenhuma rede informática, está  100% segura.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Jogos matemáticos

No último dia de aulas antes das ferias da Páscoa, fizemos em matemática várias actividades:
 


O tangram é um jogo de quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. 










O Supertmatik  e um jogo onde tinhamos de responder assertadamente a conta que nos tinha saido na carta para resevermos a letra que estava no verso da carta para fasermos uma palavra super t e ganharmos o jogo.



















 O Uno e um jogo onde temos  que colocar sobre a carta do centro uma carta da mesma cor ou com o mesmo numero. As cartas especiais permitem trocar de cor,obrigue ao seguinte jogador a roubar cartas.














O Bingo é um jogo de azar, onde bolas numeradas são colocadas dentro de um globo, e sorteadas uma a uma.Os números devem ser marcados em cartelas aleatórias, geralmente com 24 números, dispostos no formato de 5 colunas por 5 linhas, para facilitar a localização dos mesmos, quando sorteados. Ganha o primeiro a fazer uma coluna.








terça-feira, 8 de maio de 2012

Pontuação


Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.
A seguir veremos os principais empregos de alguns sinais de pontuação:


1.º Ponto final (.) - Indica o fim de uma frase ou o fecho de um pensamento.

2.º Vírgula (,) – Separa todos os membros de uma oração e marca uma pausa.

3.º Ponto e vírgula (;) ­- Separa orações coordenadas, de alguma extensão; marca uma pausa mais longa e separa ideias diferentes.

4.º Dois pontos (:) - Quando a frase começa contém uma enumeração, e quando introduzimos a fala de uma personagem.

5.º Ponto de interrogação (?)  - Coloca-se no fim de uma frase interrogativa.

6.º Ponto de exclamação ou admiração (!) - Coloca-se no fim da frase que exprime espanto, surpresa, dor, prazer, etc.

7.º Reticências (...) - Exprimem uma interrupção na frase começada, mas de modo a sugerir ao leitor as frases que faltam.

8.º Travessão () - Introduz a fala de personagens ou ainda para isolar palavras ou expressões.

9.º Parênteses ( ) - Servem para separar palavras ou frases que se dispensavam, mas que explicam ou esclarecem o assunto.

10.º Aspas (« ») - indicam a transcrição de um texto, ou a citação de uma regra.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Diferentes tipos de texto:

Textos dos media (noticia, entrevista, reportagem)
Os textos dos media pretendem relatar um acontecimento e torná-lo claro para toda a população. Assim são textos objetivos e compreensíveis.


Textos poético (poesia)
Os textos poéticos têm uma concentração de ideias e de sentimentos, como o amor, a alegria ou a tristeza. São escritos em verso e rimam entre si, o que lhes dá uma certa musicalidade.


Textos narrativos/descritivos
Textos narrativos descritivos: A narrativa pode ser definida como relato de acontecimentos baseados na ficção. Em geral, a enunciação surge na terceira pessoa, a qual se envolve num tempo e num espaço. De não esquecer que aqui predominam os verbos de ação, fazendo assim avançar a narrativa.
O texto descritivo descreve pessoas, objetos, tempos ou espaços e para isso, recorre ao uso de adjetivos para os caraterizar.
Ex: “Sexta-feira ou vida selvagem” de Michel Tournier. livro conta a história de Robinson Crusoe um homem que, em meados do século XVIII, se dirigia à América do Sul, mas o barco em que seguia naufragou ficando a viver numa ilha deserta e passado algum tempo encontrou um índio ao qual chamou de Sexta Feira.


Textos dramáticos (ou de teatro)
O texto dramático é escrito para ser representado. Normalmente não tem narrador e predomina o discurso na segunda pessoa (tu/vós). Além deste tipo de discurso, o texto dramático pressupõe o recurso à linguagem gestual, ao som e à luz.
Ex ”Falar verdade a mentir” de Almeida Garrett. A obra relata a história de Duarte, um mentiroso compulsivo, mas apaixonado por Amália. José Félix torna-se o seu grande amigo quando torna verdade as suas mentiras, permitindo o seu casamento.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Matemática Aplicada

 

A Matemática contribui para a construção da língua com a qual se relaciona, facilitando a seleção, avaliação e integração das mensagens necessárias e úteis, ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilizado sempre que necessário.
 
OBJETIVOS:
- Desenvolver a capacidade de usar a Matemática como instrumento de interpretação e intervenção no real;
- Desenvolver a capacidade de reconhecer regularidades e modelos matemáticos relevantes em cada aspeto da realidade, e de os utilizar para ajudar a resolver problemas;
- Desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, assim como de memória, de rigor, de espírito crítico e de criatividade;
- Utilizar os conhecimentos matemáticos na resolução de problemas, decidindo sobre a razoabilidade de um resultado e sobre o uso, consoante os casos, de cálculo mental, algoritmos de papel e lápis ou instrumentos tecnológicos;
- Contribuir para uma atitude positiva face à Ciência em geral, reconhecendo o seu papel no progresso e desenvolvimento social e material, ao mesmo tempo que reconhecem a necessidade do desempenho de cada um na manutenção e desenvolvimento dos sistemas;
- Criar capacidades de intervenção social pelo estudo e compreensão de problemas e situações da sociedade atual e, bem assim, pela discussão de sistemas e instâncias de decisão que influenciam a vida dos cidadãos, participando desse modo na formação para uma cidadania ativa e participativa.

Direitos humanos


         Flor do deserto

Waris Dirie nasceu numa família de criadores de gado, na Somália. Aos 13 anos, para fugir de um casamento arranjado, ela atravessou o deserto até chegar a Mogadishu, capital do país. A sua avó enviou-a para Londres, onde trabalhou como empregada na embaixada da Somália. Passou toda a adolescência fechada em casa, mas um dia, acabada a guerra na Somália, tem a oportunidade de regressar ao país. No entanto, ela não quer e foge mas não tem para onde ir. Com a ajuda de Marylin, uma descontraída vendedora, Waris consegue um abrigo e um trabalho num restaurante, onde é descoberta pelo famoso fotógrafo Terry Donaldson. Através da ambiciosa Lucinda, sua agente, Waris torna-se modelo. Só que, apesar da vida de sucesso, ela ainda sofre com as lembranças de um segredo de infância: a mutilação genital que sofreu aos três anos de idade. Contacta uma jornalista e decide contar a sua história, com o objectivo de ajudar outras mulheres. Alia-se à ONU nesta causa e é nomeada até embaixadora desta causa.
Este filme é realmente comovente, e faz-nos pensar como é possível a própria mãe mutilar a sangue frio uma criança, apenas com o intuito de cumprir a tradição. Mais comovente é, se pensarmos que em pleno século XXI, depois de tanto defendermos os direitos humanos, algumas tradições continuam a sobrepor-se a estes direitos, desrespeitando-os e desrespeitando a pessoa humana. Ninguém pensa nas consequências físicas e psicológicas e poucos fazem algo para impedir esse ato de crueldade.  No entanto, com o aumento do número de imigrantes em Portugal, esta atrocidade começou a ser praticada também cá, porém, o nosso estado já prevê um artigo no código penal – artigo 144 – ofensa à integridade física.

Datas significativas para os direitos humanos

Dia Internacional da Abolição da Escravatura


A escravatura é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força. Depois de muita luta, a escravatura foi abolida em 1869, em Portugal, no entanto, o conceito persiste ainda hoje: escravatura, servidão por dívida e trabalho forçado ou obrigatório, tráfico de mulheres e crianças, escravatura doméstica e prostituição forçada, incluindo de crianças, escravatura sexual, casamentos forçados e venda de esposas, trabalho infantil e servidão infantil, entre outros.