Textos dos media (noticia, entrevista, reportagem)
Os textos dos media pretendem relatar um acontecimento e torná-lo claro para toda a população. Assim são textos objetivos e compreensíveis.
Textos poético (poesia)
Os textos poéticos têm uma concentração de ideias e de sentimentos, como o amor, a alegria ou a tristeza. São escritos em verso e rimam entre si, o que lhes dá uma certa musicalidade.
Textos narrativos/descritivos
Textos narrativos descritivos:
A narrativa pode ser definida como relato de acontecimentos baseados na ficção. Em geral, a enunciação surge na terceira pessoa, a qual se envolve num tempo e num espaço. De não esquecer que aqui predominam os verbos de ação, fazendo assim avançar a narrativa.
O texto descritivo descreve pessoas, objetos, tempos ou espaços e para isso, recorre ao uso de adjetivos para os caraterizar.
Ex: “Sexta-feira ou vida selvagem” de Michel Tournier.
livro conta a história de Robinson Crusoe um homem que, em meados do século XVIII, se dirigia à América do Sul, mas o barco em que seguia naufragou ficando a viver numa ilha deserta e passado algum tempo encontrou um índio ao qual chamou de Sexta Feira.
Textos dramáticos (ou de teatro)
O texto dramático é escrito para ser representado. Normalmente não tem narrador e predomina o discurso na segunda pessoa (tu/vós). Além deste tipo de discurso, o texto dramático pressupõe o recurso à linguagem gestual, ao som e à luz.
Ex ”Falar verdade a mentir” de Almeida Garrett.
A obra relata a história de Duarte, um mentiroso compulsivo, mas apaixonado por Amália. José Félix torna-se o seu grande amigo quando torna verdade as suas mentiras, permitindo o seu casamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário