sexta-feira, 22 de junho de 2012

Montagem de computadores

Nas sessões de manutenção de computadores aprendemos a  montar e desmontar um computador.
Ficam aqui fotos do nosso trabalho prático. 



terça-feira, 12 de junho de 2012


Olá meu querido, tudo bem por aí?

Queria só contar-te que o teu pai, D. Afonso, ordenou a minha morte, por ser quem sou. Sabes que o facto de ser castelhana, faz com que tenha receio que lhe roube a independência portuguesa.

Escreve-lhe o mais rapidamente possível. Ele passa muito tempo no facebook e com facilidade o encontras no chat.

Fico á espera de boas noticias.

                                                       A tua amada, Inês

Carta de Ines de Castro


                                                                                                                    Coimbra, 12 de junho de 1400


Meu querido amado Pedro,
Espero que te encontres bem de saúde e sem ferimentos da batalha, onde tão gloriosamente combates.
Por cá, os teus filhos também estão muito bem, mas tristes pela tua ausência. Tenho-me dedicado o máximo que posso a eles, para não sentirem a tua falta, mas não tem sido fácil. Sabes que gosto muito do nosso lar e adoro-os ao ponto de fazer tudo por eles.
Todavia, a minha vida tornou-se uma tragédia desde que partistes porque o teu querido pai, nosso rei, ainda não aceitou a nossa união, não me aceitou a mim nem ao facto de eu ser Castelhana. Se cá estivesses, tudo seria diferente. Ele respeitar-me-ia e não ordenaria nada tão cruel como a minha morte. Já tentei lutar de todas as formas mas percebi que o povo é quem mais força faz para o meu fim. Reuni-me com o teu querido pai e com os seus conselheiros e apelei á sua sensibilidade pelos nossos três filhinhos, pedi para que me desterrassem para a Líbia ou para a Sibéria ou até que me largassem na selva junto dos animais selvagens.
No entanto, de nada valeu. A independência de Portugal é superior  todo o meu, o nosso sofrimento. Espero que consigas perdoar tanta maldade, porque eu não consegui.

Cuida bem dos nossos filhos e diz-lhes como eu os amo. Apesar de todo o sofrimento, fui muito feliz ao teu lado.

Amar-te-ei eternamente

                                                                    Inês

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Acta

Aos oito dias do mês de junho de 2012, pelas 10 horas , na nuvem Número sete do Olimpo, teve lugar uma reunião,entre o deus Baco e o humano Vasco da Gama, convocada e presidida pelo pai dos deuses, Júpiter, com a seguinte ordem  de trabalhos:
ponto um - Objectivo da viagem de Vasco da Gama;
ponto dois - Objecções do deus Baco;
ponto três- Tomada de decisão sobre o assunto.

No cumprimento do ponto um da ordem de trabalhos (objectivos da viagem de Vasco da Gama), Júpiter deu a palavra a Vasco da Gama, que referiu o objectivo da sua viagem à Índia, por via marítima. Segundo o português, o objectivo é compreender se os deuses ajudarão os portugueses a chagar à Índia.

No cumprimento do ponto dois da ordem de trabalhos (objecções do deus Baco), Baco começou por dizer que não queria que os portugueses chagassem à Índia porque não queria perder a fama conquistada e que conseguiu com tanto esforço.
No seguimento da sua intervenção, passamos ao ponto três da ordem de trabalhos. Aqui interveio Vénus, deusa do amor, contra a opinião de Baco. Esta deusa apoia o povo lusitano porque os considera corajosos e muito parecidos com os romanos quer na língua quer nos costumes. Pela sua coragem e pelas vitórias conquistadas em diversas batalhas, Marte também toma o partido de Vénus, defendendo os lusos na sua conquista.

Nada mais havendo a tratar ,deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou (redigiu) a presente acta, que, depois de lida e aprovada, será assinada pelo presidente da reunião e pelo secretário.

Monte do Olimpo, 8 de Junho de 2012

Pedro Silva

Carlos Moreira

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Segurança Informática

Nas últimas aulas de intalação , manutenção e utilização de redes informáticas falamos sobre segurança informática.
Aqui aprendemos como manter o nosso computador protegido de vírus e hackers. Na mesma sequência, também vimos um filme sobre hacker. Com ele percebemos como um hacker atua e como facilmente entra num computador. Foi igualmente importante para perceber a distinçao entre dois conceitos: hacker e cracker. Enquanto o hacker mostra apenas o seu conhecimento na manipulação de computadores ou redes, o cracker utiliza-o para roubar informações ou até mesmo dinheiro.
Para sistematizar os conteudos, realizamos um trabalho sobre o tema e focamos aos seguintes tópicos:
Como proteger uma rede informática e como a quebrar;
Características de um hacker e de um cracker;
Boas e más práticas de segurança;
Quebras de segurança e características de um sistema seguro.
Este trabalho foi importante porque aprendemos que nenhum computador , ou nenhuma rede informática, está  100% segura.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Jogos matemáticos

No último dia de aulas antes das ferias da Páscoa, fizemos em matemática várias actividades:
 


O tangram é um jogo de quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. 










O Supertmatik  e um jogo onde tinhamos de responder assertadamente a conta que nos tinha saido na carta para resevermos a letra que estava no verso da carta para fasermos uma palavra super t e ganharmos o jogo.



















 O Uno e um jogo onde temos  que colocar sobre a carta do centro uma carta da mesma cor ou com o mesmo numero. As cartas especiais permitem trocar de cor,obrigue ao seguinte jogador a roubar cartas.














O Bingo é um jogo de azar, onde bolas numeradas são colocadas dentro de um globo, e sorteadas uma a uma.Os números devem ser marcados em cartelas aleatórias, geralmente com 24 números, dispostos no formato de 5 colunas por 5 linhas, para facilitar a localização dos mesmos, quando sorteados. Ganha o primeiro a fazer uma coluna.








terça-feira, 8 de maio de 2012

Pontuação


Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.
A seguir veremos os principais empregos de alguns sinais de pontuação:


1.º Ponto final (.) - Indica o fim de uma frase ou o fecho de um pensamento.

2.º Vírgula (,) – Separa todos os membros de uma oração e marca uma pausa.

3.º Ponto e vírgula (;) ­- Separa orações coordenadas, de alguma extensão; marca uma pausa mais longa e separa ideias diferentes.

4.º Dois pontos (:) - Quando a frase começa contém uma enumeração, e quando introduzimos a fala de uma personagem.

5.º Ponto de interrogação (?)  - Coloca-se no fim de uma frase interrogativa.

6.º Ponto de exclamação ou admiração (!) - Coloca-se no fim da frase que exprime espanto, surpresa, dor, prazer, etc.

7.º Reticências (...) - Exprimem uma interrupção na frase começada, mas de modo a sugerir ao leitor as frases que faltam.

8.º Travessão () - Introduz a fala de personagens ou ainda para isolar palavras ou expressões.

9.º Parênteses ( ) - Servem para separar palavras ou frases que se dispensavam, mas que explicam ou esclarecem o assunto.

10.º Aspas (« ») - indicam a transcrição de um texto, ou a citação de uma regra.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Diferentes tipos de texto:

Textos dos media (noticia, entrevista, reportagem)
Os textos dos media pretendem relatar um acontecimento e torná-lo claro para toda a população. Assim são textos objetivos e compreensíveis.


Textos poético (poesia)
Os textos poéticos têm uma concentração de ideias e de sentimentos, como o amor, a alegria ou a tristeza. São escritos em verso e rimam entre si, o que lhes dá uma certa musicalidade.


Textos narrativos/descritivos
Textos narrativos descritivos: A narrativa pode ser definida como relato de acontecimentos baseados na ficção. Em geral, a enunciação surge na terceira pessoa, a qual se envolve num tempo e num espaço. De não esquecer que aqui predominam os verbos de ação, fazendo assim avançar a narrativa.
O texto descritivo descreve pessoas, objetos, tempos ou espaços e para isso, recorre ao uso de adjetivos para os caraterizar.
Ex: “Sexta-feira ou vida selvagem” de Michel Tournier. livro conta a história de Robinson Crusoe um homem que, em meados do século XVIII, se dirigia à América do Sul, mas o barco em que seguia naufragou ficando a viver numa ilha deserta e passado algum tempo encontrou um índio ao qual chamou de Sexta Feira.


Textos dramáticos (ou de teatro)
O texto dramático é escrito para ser representado. Normalmente não tem narrador e predomina o discurso na segunda pessoa (tu/vós). Além deste tipo de discurso, o texto dramático pressupõe o recurso à linguagem gestual, ao som e à luz.
Ex ”Falar verdade a mentir” de Almeida Garrett. A obra relata a história de Duarte, um mentiroso compulsivo, mas apaixonado por Amália. José Félix torna-se o seu grande amigo quando torna verdade as suas mentiras, permitindo o seu casamento.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Matemática Aplicada

 

A Matemática contribui para a construção da língua com a qual se relaciona, facilitando a seleção, avaliação e integração das mensagens necessárias e úteis, ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilizado sempre que necessário.
 
OBJETIVOS:
- Desenvolver a capacidade de usar a Matemática como instrumento de interpretação e intervenção no real;
- Desenvolver a capacidade de reconhecer regularidades e modelos matemáticos relevantes em cada aspeto da realidade, e de os utilizar para ajudar a resolver problemas;
- Desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, assim como de memória, de rigor, de espírito crítico e de criatividade;
- Utilizar os conhecimentos matemáticos na resolução de problemas, decidindo sobre a razoabilidade de um resultado e sobre o uso, consoante os casos, de cálculo mental, algoritmos de papel e lápis ou instrumentos tecnológicos;
- Contribuir para uma atitude positiva face à Ciência em geral, reconhecendo o seu papel no progresso e desenvolvimento social e material, ao mesmo tempo que reconhecem a necessidade do desempenho de cada um na manutenção e desenvolvimento dos sistemas;
- Criar capacidades de intervenção social pelo estudo e compreensão de problemas e situações da sociedade atual e, bem assim, pela discussão de sistemas e instâncias de decisão que influenciam a vida dos cidadãos, participando desse modo na formação para uma cidadania ativa e participativa.

Direitos humanos


         Flor do deserto

Waris Dirie nasceu numa família de criadores de gado, na Somália. Aos 13 anos, para fugir de um casamento arranjado, ela atravessou o deserto até chegar a Mogadishu, capital do país. A sua avó enviou-a para Londres, onde trabalhou como empregada na embaixada da Somália. Passou toda a adolescência fechada em casa, mas um dia, acabada a guerra na Somália, tem a oportunidade de regressar ao país. No entanto, ela não quer e foge mas não tem para onde ir. Com a ajuda de Marylin, uma descontraída vendedora, Waris consegue um abrigo e um trabalho num restaurante, onde é descoberta pelo famoso fotógrafo Terry Donaldson. Através da ambiciosa Lucinda, sua agente, Waris torna-se modelo. Só que, apesar da vida de sucesso, ela ainda sofre com as lembranças de um segredo de infância: a mutilação genital que sofreu aos três anos de idade. Contacta uma jornalista e decide contar a sua história, com o objectivo de ajudar outras mulheres. Alia-se à ONU nesta causa e é nomeada até embaixadora desta causa.
Este filme é realmente comovente, e faz-nos pensar como é possível a própria mãe mutilar a sangue frio uma criança, apenas com o intuito de cumprir a tradição. Mais comovente é, se pensarmos que em pleno século XXI, depois de tanto defendermos os direitos humanos, algumas tradições continuam a sobrepor-se a estes direitos, desrespeitando-os e desrespeitando a pessoa humana. Ninguém pensa nas consequências físicas e psicológicas e poucos fazem algo para impedir esse ato de crueldade.  No entanto, com o aumento do número de imigrantes em Portugal, esta atrocidade começou a ser praticada também cá, porém, o nosso estado já prevê um artigo no código penal – artigo 144 – ofensa à integridade física.

Datas significativas para os direitos humanos

Dia Internacional da Abolição da Escravatura


A escravatura é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força. Depois de muita luta, a escravatura foi abolida em 1869, em Portugal, no entanto, o conceito persiste ainda hoje: escravatura, servidão por dívida e trabalho forçado ou obrigatório, tráfico de mulheres e crianças, escravatura doméstica e prostituição forçada, incluindo de crianças, escravatura sexual, casamentos forçados e venda de esposas, trabalho infantil e servidão infantil, entre outros.


sexta-feira, 30 de março de 2012

Imagens das actividades









Descricação das Actividades

Matemática:
    Estvemos a pintar ovos de esferovite, enchemos balões e cobrimos com linhas para criar um efeito diferente. Depois de secar a cola rebentamos os balões, ficando com uns ovos coloridos com que decoramos a sala .
 
Inglês:
   Fizemos um cartaz, com os símblos da páscoa. Também para a parede fizemos uma cesta que enchemos com ovos nós mesmo colorimos. Por último fizemos uma cesta, que recortamos e construimos com imagens associadas à Páscoa.

Português e Cidadania:
   Fizemos uma cesta, que decoramos com um coelho. Fizemos também uma galinha a partir da caixa dos ovos e pintamos os ovos verdadeiros. Para a parede um cartaz onde todos pintamos um ovo com o nosso nome.
Para finalizar, partindo de uma galinha, fizemos um coelho.

Easter in the UK


Easter

Easter day is named after the Saxon goddess of spring, Easter, whose feast took place at the spring equinox. Easter is now the spring feast of the Christian church, commemorating the resurrection of Jesus. It falls on a Sunday between 22 March and 25 April, according to the church calendar.

Traditionally, Easter eggs, dyed and decorated or made of chocolate, are given as presents symbolizing new life and the coming of spring.

Egg rolling competitions take place in northern Britain on Easter Monday;  had – boiled eggs are rolled down a slope, with the winner being – according to local preference – the one which rolls the furthest, survives the most rolls, or is successfully aimed between two pegs! The best publicized event takes place at Avenham Park in Preston, Lancashire.


Easter parades are also part of the Easter tradition, with those taking part wearing Easter bonnets or hats, traditionally decorated with spring flowers and ribbons.

Língua inglesa


 A disciplina integra a componente sociocultural e tem por objetivo que os formandos adquiram e/ou desenvolvam competências de comunicação em língua inglesa.

Módulos:

  • O Mundo Pessoal e Quotidiano 
  • Vivências e Convivências 
  • Padrões de Vida
  • Comunicação e Sociedade

quinta-feira, 29 de março de 2012

Objectivos de tic

Objectivos:
  • Fomentar a disponibilidade para uma aprendizagem ao longo da vida como condição necessária à adaptação a novas situações e à capacidade de resolver problemas no contexto da sociedade do conhecimento.
  • Promover a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, bem como a capacidade para trabalhar em equipa numa perspetiva de abertura à mudança, à diversidade cultural e ao exercício de uma cidadania ativa.
  • Fomentar o interesse pela pesquisa, pela descoberta e pela inovação, face aos desafios da sociedade do conhecimento.
  • Promover o desenvolvimento de competências na utilização das tecnologias da informação e comunicação para possibilitar uma literacia digital generalizada, num quadro de igualdade de oportunidades e de coesão social.
  • Fomentar a análise crítica da função e do poder das novas tecnologias da informação e comunicação.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisar, tratar, produzir e comunicar informação, quer pelos meios tradicionais, quer através das novas tecnologias da informação e comunicação;
  • Desenvolver capacidades para utilizar, adequadamente, e manipular com rigor técnico, aplicações informáticas, nomeadamente, em articulação com as aprendizagens e tecnologias específicas das outras áreas disciplinares.
  • Promover as práticas inerentes às normas de segurança dos dados e da informação.
  • Promover práticas que permitam lidar, por antecipação, com os condicionalismos a que estão sujeitos os profissionais da área da informática, nomeadamente a ergonomia e a saúde ocular

Operação com folhas de cálculo:

Objectivos:
-Identificar e executar comandos e operações de elaboração e edição de folhas de cálculo.
-Executar operações de suporte à análise de informação em aplicações de folha de cálculo.

Operação com prossedores de texto

Objectivos:
-Identificar e executar as funções e as técnicas necessárias à elaboração e publicação de documentos necessárias à elaboração e publicação de documentos.
-Executar operações de automatização de tarefas em aplicações de processamento de texto.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Língua Portuguesa

Objectivos:


       A disciplina integra a componente sociocultural e pretende dar aos formados instrumentos que lhes permitam comunicar de forma compreensível e esclarecedora.


          Módulos:
  • Textos informaticos
  • Textos narrativos e de texto
  • Textos dos media
  • Textos poéticos
  • Textos narrativos/descritivos
  • Textos de teatro
  • Textos épicos.

Cidadania e mundo actual

Objectivos

A disciplina integra a componente sociocultural e pretende, formar cidadãos activos e participativos na sociedade democrática.


Módulos:
  • Mudanças profissionais e mercado de trabalho
  • Discriminação e riscos: desastres e catástrofes ambientais
  • Consumo esclarecido: todos somos consumidores
  • Diretos humanos: a longa história dos direitos e liverdades.
 

quarta-feira, 21 de março de 2012

Instalação e configuração de computadores em redes locais e à rede



Objectivos  

  • Instalar e manter redes locais.
  • Instalar computadores em conexão à rede Internet.
  • Criar documentos para a Web.

Sistemas de gestão de bases de dados


Objectivos  

  • Criar e manter bases de dados utilizando software de gestão de bases de dados.
  • Instalar e configurar aplicações de gestão administrativa.  

Aplicações informáticas de escritório




Objetivos  
  • Instalar, configurar e operar com software de escritório.
  • Elaborar e editar documentos com base no software de escritório.
  • Elaborar apresentações gráficas com recursos a aplicações de apresentação gráfica.

Instalação e manutenção de computadores

Objectivos  

  • Instalar e efetuar a manutenção de computadores.
  • Instalar, configurar e manter sistemas operativos.
  • Identificar e aplicar os procedimentos e técnicas de gestão e organização da informação.
  • Instalar e configurar utilitários complementares ao sistema operativo.

Perfil de saída


Descrição Geral

O/A  Operador/a de Informática  é o/a profissional que, de forma autónoma de acordo com as

orientações técnicas, instala, configura e opera  software de escritório, redes locais,  Internet e outras

aplicações informáticas, bem como efectua a manutenção de microcomputadores, periféricos e redes

locais.





Actividades Principais



  Proceder à instalação e manutenção de computadores.



  Instalar, configurar e operar com  software de escritório: processadores de texto, folhas de cálculo,

apresentações gráficas, gestores de dados e outras aplicações informáticas.



  Instalar e configurar computadores em redes locais e à rede Internet.

Bem-vindo

Bem vindo ao nosso blog. Aqui vamos colocar os nossos trabalhos do curso Instalação e Operação de Sistemas Informáticos realizado na empresa Web4u.